quinta-feira, 30 de junho de 2011

Velejador Lars Grael esteve na escola para contar suas experiências de vida

No dia 28 de junho os alunos, os professores e a Direção do Ginásio Exerimental Carioca Nicarágua tiveram a oportunidade de receber o velejador Lars Grael, acompanhado pela gestora dos Ginásios Cariocas Heloísa Mesquita.
O velejador veio contar a história de sua família, ressaltando o empenho dos seus pais na formação de valores e espírito de equipe. Os alunos ficaram muito impressionados com a perseverança do esportista, que apesar das dificuldades financeiras de sua família na infância e da falta de informações sobre esse esporte, conseguiu alcançar um patamar importante, sendo reconhecido nacional e internacionalmente.
Palestra como essa estimula os alunos a acreditarem nos seus sonhos, por mais difícieis que sejam os caminhos a serem trilhados.
A Diretora Helenir como velejador Lars Grael,

Os professores de educação física André Barbosa, João Alfredo e André Ferreira (esquerda para direita) com Lars Grael.

Alunos escutam atentos a palestra.

Lars Grael dá autógrafos aos alunos.

Heloísa Mesquita apresenta o palestrante.

Eleição para o Grêmio da escola

Hoje foi empossada, na Escola Municipal Austragésilo de Athayde, a Chapa vencedora do Grêmio Estudantil chamada Mundo Livre. Este ano tivemos duas chapas concorrendo para a direção do Grêmio. Os representantes das chapas foram nas salas de aula explanando suas idéias e discutindo com os alunos. Nesse processo eram interrogados e se viam diante de situações onde tinham que desenvolver a habilidade de argumentação.
O processo eleitoral transcorreu de forma tranquila. A chapa Mundo livre recebeu 317 votos contra 70 votos para a chapa Direitos para todos.
Nesta manhã, os alunos presidente da chapa e  vice presidente estiveram presentes na solenidade, acompanhados pela Diretora Helenir e pela professora Andreia Prestes, onde tomaram posse e participaram do evento respondendo a perguntas realizadas pela Coordenadora da 8º CRE.
Abaixo algumas fotos.
Wallace e Diogo respondem a pergunta da Coordenadora da 8º CRE Sônia Marques, sobre as expectativas dos alunos com relação aos trabalhos a serem realizados na escola.



Diretora Helenir, que acompanhou os alunos na posse.


O juramento.

Eletiva sobre educação para o trânsito recebe bombeiro

A eletiva do Professor Carlos Soares, que aborda questões relacionadas a educação para o trânsito, teve como convidado o 2º Sargento do Corpo de Bombeiros Léo Alves. O convidado veio conversar com os alunos sobre os acidentes de trânsito atendidos pelos bombeiros.
Léo Alves aproveitou a oportunidade para falar sobre prevenção a acidentes no trânsito e deu noções sobre primeiros socorros.
Nas disciplinas eletivas o aluno escolhe um tema relacionado a sua área de interesse. O Professor Carlos desenvolveu um curso chamado "Nem velozes, nem furiosos" onde orienta os jovens sobre as leis de trânsito e as formas de prevenção para a redução de mortes.



segunda-feira, 27 de junho de 2011

Alunos visitam o 13º Salão do Livro Infanto Juvenil

Acompanhados pelas professoras Dayse Salgado, Dayse Santos, Selma e Tânia Margareth e pela estagiária Daniele, 35 alunos do 7º ano do Ginásio Experimental Carioca Nicarágua visitaram o 13º Salão do Livro Infanto Juvenil no dia 9 de junho. O evento ocorreu no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova, e reuniu stands de diferentes editoras.
O objetivo dessa visita foi estimular nos nossos alunos a leitura e a formação de bibliotecas. No local foi possível conversar diretamente com alguns autores.
Os alunos do GEC Nicarágua gostaram muito do stand montado pela Prefeitura do Rio. Nele tinha um espaço onde era possível escrever o nome de um livro que o aluno leu e gostou muito.

 Professora Dayse Salgado, que acompanhou os alunos do 7º ano:

 Professoras Dayse Salgado e Tânia Margareth na entrada do evento:
Cada estudante que participou do Salão do Livro ganhou um livro na entrada. Além disso, os alunos ficaram bastante animados com a possibilidade de estarem tão perto de escritores conhecidos por eles.
As professoras adquiriram livros novos para a Sala de Leitura, que já estão sendo lidos pela escola.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Mesa redonda com Maria Prestes

Hoje os alunos do 9º ano e os monitores do Cineclube participaram de uma sessão especial no Auditório da escola. Foi apresentado o documentário Memória Viva Maria Prestes, sobre a vida da viúva do líder comunista Luis Carlos Prestes.
O documentário, realizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM), conta a trajetória de vida de Maria Prestes, que viveu 40 anos ao lado de Prestes.
Após a exibição do documentário os alunos puderam conversar com a Maria Prestes - avó da professora de História da escola Andreia Prestes - tirar dúvidas e saber curiosidades. Muito interessados na História do país, os alunos fizeram diversas perguntas.
Ficamos muito felizes com a presença da Subsecretária de Educação Helena Bomeny, que veio participar dessa sessão especial e também foi homenageada pela direção da escola. 
O evento foi organizado pelos professores de História Leandro Cardoso, Andreia Prestes e Vanessa Oliveira, com grande apoio da diretora Helenir - também professora de História. Contamos com o apoio da professora de Sala de Leitura Tânia Margareth, o professor André Barbosa e da Diretora Adjunta Teresinha.
Antes de começar o filme o Coral da disciplina eletiva Canto Coral da professora Islene se apresentou cantando a música Janela da Favela.

A Helenir com a Maria Prestes e a professora Catharina da SME - Mídia e Educação:



O início do filme no auditório:


 A equipe de História com a Maria Prestes:

Os professores do GEC Nicarágua com a Helena Bomeny, a Maria Prestes e a Helenir:

A apresentação do Coral com a professora Islene:

Também convidamos alguns responsáveis para participar. A Ana Lúcia, mãe de aluna do 9º ano, deixou seu depoimento sobre a importância do evento:


O professor André Barbosa (de costas) deu grande apoio na parte tecnológica:

A Subsecretária Helena Bomeny sendo homenageada:

Agora daremos continuidade a esse trabalho estimulando os alunos a escreverem histórias interessantes dos seus avós e bisavós. Esse trabalho será realizado com o apoio da professora da Sala de leitura Tânia Margareth. 

terça-feira, 21 de junho de 2011

TV Futura faz reportagem na escola

Ontem, dia 20 de junho, a equipe do Jornal Futura esteve no Ginásio Experimental Carioca Nicarágua para dar início as filmagens sobre a visita das turmas 1902 e 1903 ao Instituto de Química da UFRJ.
Filmaram a aula da professora Rose, de Projeto de Vida, onde os alunos discutiram habilidades ligadas a diferentes profissões, identificando os caminhos que podem ser trilhados na Universidade a partir das habilidades de cada um.
No dia 1º de julho as filmagens continuam, agora no campus da UFRJ - quando as turmas 1902 e 1903 vão até o Instituto de Química.
A visita à Instituição relaciona-se ao fato de 2011 ter sido escolhido pela UNESCO como o Ano Internacional da Química. Aproveitamos esse momento para apresentar a Universidade aos alunos.
A professora de Ciências Islene está orientando os mesmos jovens sobre as habilidades relacionadas ao Ensino de Ciência que podem ser ampliadas por meio dessa visita.
Aguardem. Em breve postaremos as notícias sobre a segunda visita à UFRJ.

Alunos do 7º ano postam cartas nos Correios

Os alunos da turma 1702 foram hoje a uma agência dos Correios, localizada no bairro de Realengo, postar a carta que escreveram para um amigo da escola.


Na semana passada os alunos assistiram o desenho animado Kirikou. A partir do desenho, os estudantes escreveram uma carta para um amigo da sala descrevendo o personagem que acharam mais interessante no desenho animado. Em seguida, cada aluno preencheu um envelope de carta.
Essa semana, com a autorização dos resposáveis, fomos até a agência de Correios mais próxima para postar a carta.
Muitos alunos nunca tinham postado uma correspondência antes. Outros relataram que têm parentes que vivem em outros estados e os pais se correspondem através de carta com frequência.
A visita foi organizada pela professora Andreia Prestes, a partir dos conteúdos previstos na disciplina de Língua Portuguesa para o 2º bimestre.
Os funcionários dos Correios nos receberam muito bem, explicando para cada aluno o que era o selo e mostrando a importância do carimbo.
Aproveitamos para deixar registrado o nosso agradecimento ao gerente da agência - Pablo Vilson Romão - que nos apoiou na visita.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Reunião de pais do 9º ano - junho

Essa semana foi realizada a primeira reunião de pais dos alunos do 9º ano. Na reunião, os coordenadores de área e a direção apresentaram os índices da avaliação externa realizada pelo IQE. Os pais tomaram ciência das habilidades que os seus filhos precisam desenvolver para finalizar o Ensino Fundamental com qualidade.
Foram apresentadas as estratégias para melhorar rendimento das turmas de 9º através de estudos dirigidos e estímulo a retirada de livros na Sala de Leitura pelo aluno e pela família.
Os professores estimularam os pais a levarem seus filhos a atividades culturais nos finais de semana.
O blog da escola foi divulgado e a Ana Lúcia, mãe de uma aluna do 9º ano, apresentou o blog de pais,  solicitando maior participação dos responsáveis na escola.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Alunos de eletiva visitam a ALERJ

No dia 3 de junho, a professora Vanessa Oliveira levou os alunos da disciplina eletiva "Quem tem direito a ter direitos?" e alunos monitores da escola para uma visita a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).
Essa disciplina, que reune alunos de diferentes anos e turmas, está na grade curricular do Ginásio Experimental Carioca. Os jovens têm a oportunidade de escolher uma disciplina, relacionada a sua área de interesse. Essa eletiva procura discutir com os alunos, a partir de atividades reflexivas, conceitos básicos de direitos e cidadania.
O objetivo da visita a ALERJ era conhecer aspectos relacionados a democracia representativa que vivemos, compreendendo como acontece o processo de elaboração de leis na nossa sociedade.
A ALERJ cedeu ônibus e lanche para os alunos e pudemos ainda conhecer a história do prédio por meio de uma visita guiada. Veja abaixo algumas fotos.
Dona Ângela orienta os alunos sobre a viagem:


Alunos observam a manifestação dos bombeiros na chegada a ALERJ:


Professora Vanessa assina a lista de presença:


Aluna Luisa ao lado do busto de Getúlio Vargas:


Alunas e professoras Andreia Prestes, Vanessa Oliveira e a Diretora Helenir na escadaria da ALERJ:


Jovens da escola escutam a guia da ALERJ Aline, estudante de Hitória da UERJ:


Ana Lia, aluna do Jornal da Escola, faz anotações sobre as informações escutadas para divulgar no Jornal:


Wallace aponta para uma réplica de café na parede do Salão Nobre:


 MaiKon observa a plenária da ALERJ:



Inauguração do Cineclube Nicarágua



Equipe cineclube





Monitores e apoio: Letícia, Caio, Karoline, Sarah e Ian (1704); Luan, Luana, Milena, Esther, Isabel, Wennia e Rafael (1701); Raquel, Rafaele, Thaís, Brenda, Isabelle e  Jéssica (1801); Marcelly e Rayssa (1803), Diogo (1901)


Rafaele distribuindo a ficha para opinião do público.

O curta conta a história de um rapaz que, ao atravessar uma movimentada avenida de uma cidade grande, chega a um canteiro central, de onde não consegue sair. Após um longo período, recebe uma ajuda divina que faz brotar um sinal de trânsito. Então, ele consegue, finalmente, sair da "ilha". Sessão lotada.

Algumas opiniões:

"Os capítulos são muito engraçados porque a gente pensa uma coisa e é outra que a gente nem imaginava" (Gabriel, 1804).
"É um filme legal. Acho que parece uma ilha pelo tanto de tempo que ele ficou preso lá por falta de sinal de trânsito" (Beatriz, 1803).
"Muito legal a animação. Mostra a eternidade que demoramos para atravessar uma rua sem sinal de trânsito". (Gabriel, 1901).


Mostra: curtas de animação

Filme:
 Até o Sol Raiá

Sinopse:
 Personagens de barro ganham vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja numa noite de festa. O filme faz referencia a dois ícones da cultura do nordeste



10/06/2011 (sexta-feira)
Sessões: 13h/13h15


Auditório do GEC Nicarágua
(senhas distribuídas antes da sessão para os alunos inscritos)

terça-feira, 7 de junho de 2011

MultiRio grava reportagem na escola sobre Recicloteca

Hoje a MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria Municipal de Educação - esteve na escola para gravar uma reportagem sobre a disciplina eletiva Recicloteca da professora Sandra Maria.
Faz parte do currículo do Ginásio Experimental Carioca a disciplina eletiva. Os alunos escolhem uma disciplina que tenha relação com um tema de seu interesse. Esse é um momento onde podemos estimular o desenvolvimento de algumas habilidades, a partir de temas que abrangem áreas diretamente relacionados aos intereses dos alunos.
Além disso, esse é o espaço onde alunos de diferentes turmas e anos podem conviver, ampliando suas redes de relacionamento dentro do espaço escolar.
A disciplina eletiva Recicloteca procura trabalhar com o conceito de sustentabilidade - em voga na atualidade - estimulando os alunos a pensarem formas de reaproveitamento de materiais. A matéria gravada pela MultiRio mostra uma aula da professora Sandra Maria onde os alunos produzem um bolo feito com a casca da banana. Ao final das gravações todos podemos experimentar a delícia que ficou o bolo.
Assim que tivermos o horário que a matéria será exibida divulgaremos aqui.