domingo, 29 de maio de 2011

Cineclube nas ecolas - Parte II

Os professores José Leandro Cardoso (Humanidades) e Tânia Margareth (Sala de leitura), do GEC Nicarágua, estão participando do curso básico de formação para o projeto Cineclube nas escolas, módulo inicial, oferecido pela Gerência de Mídia Educação da SME.
Com o objetivo de capacitar os professores responsáveis pela implementação do projeto nas escolas, o curso vem sendo realizado nas terças-feiras de maio e junho, com encerramento previsto para setembro.
Os participantes também poderão se inscrever nos cursos Intermediário e Avançados 1 e 2 para aprimorar seus conhecimentos.
Como fruto desse trabalho, já temos agendado na nossa escola a estréia do Cineclube, que será dia 3 de junho.
A nossa expectativa é grande pois acreditamos que o curso pode contribui para o sucesso do projeto na escola e para a ampliação dos horizontes na vivência escolar.   
A foto abaixo foi tirada pelos professores do grupo "Parceria e coletividade" em uma das dinâmicas realizadas no curso.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Blog de pais e responsáveis

Agora os pais e responsáveis de alunos do GEC Nicarágua estão divulgando suas ações em um blog.
Desenvolvido pela Ana Lúcia, mãe da Mariana do 9º ano, o blog pretende ser mais um espaço de interação entre a escola e a família.
Por meio dele, os pais serão estimulados a participar mais da vida escolar de seus filhos,  inteirando se das atividades pedagógicas desenvolvidas e trocando informações que podem contribuir para a melhora do desempenho escolar dos alunos.
O endereço do blog é http://compais-gecnica.blogspot.com/

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Alunos do 9º ano visitam o Instituto de Química da UFRJ

Hoje, dia 20 de maio, os alunos das turmas 1901 e 1904 realizaram uma visita pedagógica ao Instituto de Química da UFRJ. A visita foi possível graças a uma parceria firmada entre a UFRJ e a nossa escola.
Essa parceria tem uma importância especial pois 2011 foi declarado o Ano Internacional da Química pela UNESCO. O slogan é "Química para um mundo melhor".
Os alunos saíram da escola às 8:30 e retornaram às 14 horas na companhia de seis professores.
O roteiro incluiu a visita a um Laboratório de Graduação, outro de Pós Graduação (Pesquisa), um de  Intrumentos (análise de substâncias), outro ainda de Hialotecnia (produção e recuperação de materiais de vidro) e o Museu de Química.
Fomos recebidos pela Diretora do IQ, Cássia Turci, e demais professores e monitores do Instituto com muito carinho.
Gostaríamos de agradecer especialmente ao Professor João Massena que empreendeu grande esforço em possibilitar essa parceria.
A visita transcorreu com traquilidade e interesse por parte dos alunos.

A chegada à Ilha do Fundão


Os alunos do GEC Nicarágua no hall de entrada do Instituto de Química

A curiosidade incontida

A recepção pela Diretora Cássia Turci

Breves palavras do professor Miton Roedel sobre o Ano Internacional da Química.


Laboratório de Instrumentos

Laboratório de Graduação

Laboratório de Pesquisa

Laboratório de Hialotecnia

Museu de Química

Essa experiência ampliou os horizontes de jovens com trajetórias de vida marcadas pela exclusão. Muitos deles, então, passaram a acreditar na possibilidade de retornar à Universidade como alunos de Graduação.
Aproveitamos a oportunidade também para conhecer o campus da Ilha do Fundão.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Aula interdisciplinar de História, Artes e Literatura


A professora de História, Andreia Prestes, e a de Língua Portuguesa, Márcia, realizaram uma aula sobre a Semana de Arte Moderna de 1922. Foram abordados aspectos históricos e literários daquela época.
Os alunos fizeram leituras das imagens e foram estimulados a comparar a poesia moderna com a parnasiana.
A professora de Artes, Luciane Lomeu, vai trabalhar com os alunos o quadro Os operáros da Tarsila do Amaral, estimulando uma releitura da obra.
Ao final do bimestre será realizado um Sarau de poesia, onde os alunos apresentarão seus trabalhos inspirados na poesia modernista.
Em breve publicaremos os próximos passos do projeto!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cultura africana no GEC Nicarágua

Hoje, dia 13 de maio, foi lembrado o dia da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, que pôs fim a escravidão negra no Brasil, em 1888. Para marcar a data realizamos atividades de contação de histórias africanas com a leitura do livro Bruna e a galinha d'angola que fala um pouco da relação da neta com a sua avó que morou em uma aldeia africana.
Exibimos os filmes Vista a minha pele e Kirikou e a feiticeira. O primeiro mostra uma menina branca discriminada por uma sociedade negra e o segundo conta uma lenda africana.

Participaram das atividades alunos das turmas 1701, 1702, 1703, 1704, 1706, 1801, 1901 e 1902. Coordenaram as atividades os professores de Humanidades Andreia Prestes e José Leandro, a professora de Música Selma e a professora da Sala de Leitura Tânia Margareth.
Durante o evento foram realizados debates abordando de forma crítica o 13 de maio, visto que a Lei Áurea não criou condições para inclusão dos negros na sociedade brasileira.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Resultado da votação da Biblioteca do Professor - 2º Bimestre de 2011

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro informou o resultado da votação da Biblioteca do Professor. O projeto Biblioteca do Professor faz parte do programa Rio, uma cidade de leitores e tem como objetivo incentivar a leitura literária entre os professores da rede municipal. Pelo programa, cada docente recebe dois livros por bimestre.

Os livros escolhidos para o segundo bimestre deste ano foram:

Literatura Nacional

- Grande Sertão: veredas, de João Guimarães Rosa (Editora Nova Fronteira)
- Viva o Povo Brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro (Editora Ponto de Leitura)

Literatura Estrangeira

- A Ilha sob o mar, de Isabel Allende (Editora Bertrand Brasil)
- O enigma do oito, de Katherine Neville (Editora Rocco)

sexta-feira, 6 de maio de 2011

HIP HOP no Ginásio Nicarágua - Parte II



Os alunos do Ginásio Experimental Carioca têm no seu currículo disciplinas eletivas. Essas disciplinas, cujos temas foram propostos pelos professores, têm por objetivo desenvolver habilidades diferenciadas, muitas vezes não contempladas no currículo oficial.
No dia 3 de maio, os alunos de 4 disciplinas eletivas do Ginásio Nicarágua se reuniram para conversar com o dançarino de break Wanderlino Martins Mendes, o "Sorriso". Morador de Belford Roxo, Sorriso contou para os alunos sua história de vida e as barreiras que teve que transpor. Nascido em uma família pobre da Baixada Fluminense, Sorriso passou parte da sua infância em um orfanato. Aos 16 anos ele despertou para a dança e atualmente faz parte de uma companhia francesa de dança, participando de turnês em países europeus.
A sua história foi escutada com atenção pelos jovens, que viram nele uma referência de luta.
Durante a palestra, Sorriso fez alguns passos de break deixando todos muito impressionados com as suas habilidades. Os alunos adoraram a atividade!

Sorriso dançando no Gec Nicaragua.MPG

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Educadores do GEC Nicarágua

HIP HOP no Ginásio Nicarágua - Parte I

 No dia 2 de maio  recebemos na escola o Eddi MC, cantor de Rap, ex integrante da banda Nocaute e repórter da tv Futura. O rapper veio compartilhar com a comunidade escolar a sua experiência de vida e a sua história dentro do movimento Hip Hop.
O Hip Hop surgiu na década de 70 nos guetos americanos, sendo uma das formas de expressão cultural que denuncia as desigualdades sociais, o preconceito e a exclusão. Composto de quatro elementos engloba o grafite, o break, o dj e o rapper.
O convidado reforçou a idéia do Hip Hop como um movimento político e como uma forma de manifestação das minorias.
Além disso cantou a música "Fim de semana" do cd cujo título foi indicado para o Grammy Latino em 2002.
Os alunos participaram de várias formas: cantando, dançando e fazendo perguntas ao MC.
Acreditamos que dessa forma a escola pode se aproximar das várias manifestações populares que os alunos vivenciam, reforçando o seu papel de agente cultural conjugando a visão crítica e educacional.